Udacity, Coursera ou edX: qual o melhor site para aprender algo?

Em dúvida sobre qual a melhor plataforma de ensino disponível no mercado? Vamos tentar te ajudar a escolher.

Vivemos em uma época onde a informação pode ser acessada de forma livre e quase ilimitada. Embora essa frase seja clichê e digna de um filme estrelado pelo Nicolas Cage, a verdade é que hoje está mais fácil ter acesso a conteúdos que antes estavam indisponíveis para nós, como fazer um curso em Harvard ou aprender técnicas usadas em gigantes do Vale do Silício. Plataformas como Udacity, Coursera e edX estão em nosso meio, oferecendo conteúdo rico e praticamente gratuito. Contudo, as opções são tantas que ficamos confusos em qual escolher. Confira abaixo o que esperar de cada um desses sites.

Udacity

O Udacity é uma das minhas plataformas de ensino favoritas. Lá você aprende praticamente tudo sobre ciência da computação, desde Lógica de Programação até Fundamentos de Deep Learning. Um ponto forte do Udacity é sua poderosa parceria com gigantes do mercado tecnológico. Não estranhe se você esbarrar em um curso que foi feito em parceria com a Google, Amazon ou Facebook.

O grande atrativo do Udacity é o seu programa de Nanodegree. Eu já falei sobre o que é o Nanodegree nessa matéria acima — que você pode acessar também clicando aqui — , mas, basicamente, trata-se de um programa de ensino onde você é treinado em uma profissão em alta demanda no mercado e recebe todo o apoio profissional para garantir seu emprego logo assim que terminar, desde receber metade do valor pago de volta até consultorias de carreira. Com exceção dos Nanodegree, todo o conteúdo disponível no site é gratuito para acessar, e muitos estão disponíveis em nosso idioma.

Desenvolvendo Apps Android

Introdução à Ciência de Dados

Como Usar o Git e o GitHub

edX

O edX foi meu primeiro contato com esse tipo de ensino. Fiz um curso de Statistical Thinking for Data Science and Analytics disponibilizado pela Columbia University e simplesmente adorei. Lá você não só encontrará aulas de Ciência da Computação, mas também poderá aprender desde Filosofia até Medicina.

Assim como o Udacity, seus cursos são disponibilizados de graça, mas, ao final do curso você pode gastar cerca de R$ 150 para garantir um certificado da instituição na qual você está aprendendo. Já pensou em ter um certificado expedido por Harvard ou pelo MIT? O único “problema” do edX é que seus cursos são disponibilizados em inglês e, geralmente, não possuem legenda em português.

Introduction to Data Analysis using Excel

How to Win Coding Competitions: Secrets of Champions

Programming with Python for Data Science

Coursera

Assim como o edX, muitos dos cursos disponíveis no Coursera são realizados em parceria com grandes universidades ao redor do mundo. Stanford, Michigan e John Hopkins são apenas alguns dos exemplos que eu posso te dar. A grande diferença do Coursera é que eles oferecem até cursos de mestrado em sua plataforma. Sim, mestrado! Por exemplo, a Universidade de Illinois possui um programa de mestrado focado em Data Science disponível no Coursera — clique aqui para conferir. Não é legal?

Assim como seus concorrentes, muitos dos cursos são disponibilizados gratuitamente — mestrados não estão inclusos — e você somente precisará pagar caso queira, ao final do seu curso, um certificado expedido pela instituição de ensino.

As Ferramentas do Cientista de Dados

Como criar um aplicativo para iPhone

Introdução à Ciência da Computação com Python

Ainda em dúvida sobre qual escolher?

Então, qual escolher?

A verdade é que todas essas plataformas oferecem cursos e conteúdos excepcionais para o público. A diferença entre eles é pouca e varia dependendo da necessidade do aluno.

Se você procura uma formação mais acadêmica, você pode se aventurar pelos programas no Coursera. Caso queira aprender cursos e conteúdos de universidades renomadas, sugiro tentar o edX. Mas, se você quer começar uma nova profissão, aprender com as melhores empresas do mercado e ter um bom suporte de carreira, entra de cabeça no programa de Nanodegree da Udacity. Espero ter ajudado você!

Meu nome é Paulo Vasconcellos e sou o criador deste blog. Se você curte Data Science, Machine Learning e Big Data, acompanhe meu trabalho e me siga nas redes sociais como Twitter e Linkedin. Espero poder vê-lo mais vezes por aqui. Até a próxima!